Informação foi confirmada por um dos sócios da franquia
Nesta semana, durante uma convenção em Salt Lake City, os sócios do Utah Jazz, Ryan Smith e Dwyane Wade conversaram com os espectadores sobre o futuro da franquia. Ryan confirmou um rumor que vai mudar drasticamente a aparência do Jazz nos próximos anos: vem aí mais um rebrand.
Ryan Smith ainda revelou um diálogo que teve com Wade:
Não esqueci de quando você me ligou e disse: “minha mãe quer saber quais são as cores do Jazz e nós não descobrimos” (…) eu acho que nesse estado todos nós sabemos, mas e fora daqui?
Ryan Smith, sócio majoritário do Utah Jazz
E então, Ryan revelou que a nova identidade visual do Utah Jazz vai se basear nas cores preto e branco, mas ressaltou que outras cores de apoio podem ser usadas. Embora Ryan não tenha informado quais são essas cores, o site oficial do Utah Jazz já está decorado com amarelo!
Tanto no site quanto as redes sociais foram tomados por uma tipografia “limpa”, sem muita personalidade. Talvez estejamos vendo um estilo de fonte que será usado apenas no período de transição. Mas o amarelo já me parece uma escolha com cara definitiva.
Veja essa publicação recente de rede social:
Mudança pode levar alguns anos para ser concluída
Rebrands não são obras rápidas. Pra que você tenha ideia, o período normal de concepção, aprovação e produção de um uniforme é de 18 meses. Quando há um rebrand em jogo, o desenvolvimento das novas marcas e uniformes pode levar 2 anos ou mais.
Não é possível afirmar quando o projeto de mudança de marca do Jazz começou. O surgimento repentino do amarelo me leva a acreditar que algumas fases do desenvolvimento já foram ultrapassadas. Por isso, na mais veloz das hipóteses, podemos aguardar o Utah Jazz de roupa e logotipo novos no início da temporada 2022-23.
No mesmo evento, Smith afirmou que planeja desenvolver uniformes City Edition mais alinhados com a marca do Utah Jazz. Isso oferece dois destinos para o uniforme “Red Rock”: ser deslocado para a coleção Statement ou ser retirado definitivamente.
Para a temporada 2021-22 o Utah Jazz terá 4 uniformes já conhecidos: o Association branco, o Icon azul escuro, o Statement amarelo e o City laranja, vermelho e marrom.
Um caminho para a nova identidade
Aqui eu vou me permitir especular livremente, já que não há nenhum sinal concreto do caminho criativo que o Jazz vai seguir.
Utah é conhecido, informalmente, como o “Beehive State”, em português o “Estado das Colmeias”. Isso nada tem a ver com alguma super produção de mel ou tradição pela apicultura. A história tem um pano de fundo religioso, pois na Bíblia se refere à “Terra Prometida” como a “terra do leite e do mel”. Mel de tâmaras, não de abelhas. Só que os primeiros habitantes do território desértico onde hoje se encontra Salt Lake City não sabiam desse detalhe.
Em 1847, quando Brigham Young começou a povoar o território desértico onde hoje se encontra Salt Lake City, ele não sabia que o “mel” ao qual a Bíblia se refere é o mel de tâmaras, não de abelhas. Por isso, ele usou o termo “Deseret” – que significa “abelha” no Livro dos Mórmons – para nomear a sua casa usou o desenho de uma colmeia pra representar isso. A ideia da colmeia pretendia transmitir a ideia de um trabalho cooperativo e coordenado, necessário para fazer aquele deserto se desenvolver.
Fato curioso: nos anos 90, houve um projeto completo de rebrand do Utah Jazz que faria a franquia se chamar Utah Swarm e suas cores principais seriam preto e amarelo.
Atualmente, a conexão entre a colmeia e Utah já extrapolou o aspecto religioso e se tornou um símbolo do estado. Orgulhosos, os utahenses usam o símbolo como forma de se identificar e representar o lugar que moram. É possível ver o desenho da colmeia em diversos estabelecimentos comerciais, placas de sinalização das estradas e até mesmo na bandeira estadual!
Particularmente, eu acho improvável que a franquia abandone a nota musical, a letra J bem marcante no logo e no uniforme e tudo o que a cerca. Mas quem garante que esse preto, amarelo e branco não pode ser uma conexão futura com as colmeias, as abelhas e toda essa tradição?
Há torcedores nostálgicos do Utah Jazz que gostam do roxo como cor principal. Nos bastidores, ouvi dizer que Ryan Smith nunca foi fã da marca roxa e que essa cor sequer foi considerada para o rebrand.
Quando o rebrand for concluído, Camisas da NBA produzirá um material completo explicando as novidades e todo o histórico de marca do Utah Jazz.
Mudanças drásticas como essa sempre dividem opiniões. O que você achou desse plano? Você acha que o Utah Jazz tem uma marca sólida, apesar de tantas alterações?