Camisas da NBA cobriu o leilão de 5 jerseys da rodada de abertura
Você já teve vontade de ter uma camisa que um jogador utilizou em jogo? Aquela extremamente oficial, o topo da cadeia, o modelo mais elite que você pode imaginar. Já pensou? Embora seja um sonho meio caro, você não precisa ser membro de nenhuma sociedade secreta para comprar uma camisa usada em quadra pelo seu jogador preferido.
No início deste mês foram encerrados alguns leilões de camisas utilizadas na rodada de abertura da temporada 2020-21. Camisas da NBA monitorou os lances de 5 dessas camisas e compartilha o resultado aqui. Vou organizar as camisas do arremate mais caro para o mais barato.
Lebron James (Los Angeles Lakers Icon Edition 2020-21)
Arremate: USD 93.608,00 (76 lances)
É isso mesmo que você acabou de ler. Um cidadão pagou quase 94 mil Dólares na camisa do LeBron James. Foi o arremate mais caro das camisas da rodada de abertura. Essa já deve estar em um quadro bonito.
Kevin Durant (Brooklyn Nets Icon Edition 2020-21)
Arremate: USD 45.180,00 (38 lances)
A estreia de Kevin Durant pelos Nets atraiu olhares do mundo inteiro, mas o arremate da sua camisa valeu menos da metade de LeBron James. Ainda assim, foi o segundo leilão mais valioso da sessão.

Blake Griffin (Detroit Pistons Association Edition 2020-21)
Arremate: USD 1.880,00 (30 lances)
Então eu resolvi fazer o teste com uma camisa de um jogador popular, mas de um time fora de um grande mercado consumidor.
Descobri que pode-se adquirir uma camisa do Blake Griffin por menos de 2 mil Dólares. Quem aí pagaria?
Kentavious Caldwell-Pope (Los Angeles Lakers Icon Edition 2020-21)
Arremate: USD 1.820,00 (30 lances).
Agora eu fiz o teste inverso: um jogador pouco relevante, mas de um time que esteja num grande mercado, num bom momento esportivo. Repare que a diferença de preço do arremate da camisa do KCP para a do Blake Griffin é de apenas 60 Dólares.
Reggie Bullock (New York Knicks Icon Edition 2020-21)
Arremate: USD 470,00 (10 lances).
Pra finalizar, acompanhei o leilão de uma camisa do Reggie Bullock, que não é dos jogadores mais prestigiados, mas joga num grande mercado. Ao contrário do LA Lakers, seu time não vive uma fase tão vencedora. A camisa foi arrematada por 470 Dólares, pouco mais do que o preço de um modelo Authentic disponível nas lojas (300 USD).
Como comprar uma camisa usada em jogo?
Há diversas formas de comprar itens como esses. Seja em sites de leilões, de artefatos oficiais das franquias ou mesmo de colecionadores. Quero destacar aqui os canais oficiais da NBA:
- NBA Auctions, um serviço da liga que organiza leilões de uniformes usados em jogo;
- NBA Gameworn, que também vende material utilizado em jogo, mas sem o formato de leilão. É um e-commerce tradicional.
Fique atento a uma terminologia importante dessas roupas:
- Game worn ou game used: itens que foram utilizados em jogo. O atleta que vestia aquela camisa ou bermuda participou do jogo;
- Game issued ou team issued: itens que, embora sejam oficiais, não foram utilizados em jogo. Em geral, isso acontece quando o atleta passa o jogo inteiro no banco de reservas ou quando a franquia leva camisas excedentes e não as utiliza em jogo.
Para conhecer mais sobre a terminologia das camisas, leia o Glossário Camisas da NBA.
2 comments
Parabéns pelo trabalho. Você tem algum post explicando como são as camisas de jogo? Elas são bordadas ou silkadas? Tenho uma de jogo do Barcelona, do Varejão, nike, que tem um forro. Se puder detalhas, será legal. Abraço.
Oi, Luis! Ainda não escrevi sobre isso, mas certamente é um dos assuntos que está no topo da lista de prioridades! Muita gente me pede. É um tema profundo porque há muuuita variação de acordo com a marca, a liga, a época de produção… mas aos pouquinhos chegaremos lá! Vou preparar isso. Obrigado pelo elogio e pela sugestão!