Atraso na chegada dos novos produtos já foi percebido pelos fãs
Muita gente tem me perguntado quando as camisas da temporada 2020-21 chegarão ao Brasil. Mesmo o fã que não acompanha assiduamente o lançamento dos produtos já notou que o timing da chegada das camisas foi perdido. A temporada chegou ao fim e tudo o que encontramos nos canais oficiais de venda são algumas Swingmans e muitas camisetas de algodão com estampas variadas.
Nem a Nike, nem a NBA Brasil se pronunciaram sobre isso. Eu tentei apurar e, como podemos imaginar, a pandemia é a grande responsável por esse atraso. O comércio internacional foi severamente afetado e o Brasil, com todas as suas complicações para lidar com o vírus, mais ainda.

Hoje não é possível prever quando as novas camisas estarão disponíveis. A data já não depende somente da vontade da equipe brasileira da NBA Store. Isso significa que nos próximos dias tudo pode se desenrolar, mas também pode levar muitas semanas. É imprevisível.
Nas temporadas anteriores, mesmo já na gestão da Nike, a entrega dos novos uniformes começou antes mesmo dos jogos começarem. Esse é outro aspecto importante: as camisas não chegam todas juntas. O estoque vai sendo ampliado e diversificado ao longo dos meses.
E quais camisas vão chegar?
Primeiro, é importante entendermos que a NBA Store brasileira não tem total liberdade para escolher as camisas que vai vender. Tudo depende de aprovação da Nike nos EUA. Resumidamente, funciona assim: a loja brasileira manifesta a intenção de comprar um determinado número de camisas, em determinados tamanhos. Isso passa por uma avaliação da Nike que autoriza ou não a compra. Não é nada contra o Brasil. Esse é o procedimento padrão para lojas do mundo inteiro.
A Nike define, de acordo com critérios que não revela, quais times e jogadores tem intenção de exportar para cada região do planeta. Talvez você lembre que há alguns anos era fácil encontrar camisas do Anderson Varejão e do Nenê nas lojas brasileiras. São dois exemplos óbvios, mas mostram que a coleção de camisas que será disponibilizada não é definida aleatoriamente.

Eu não tenho uma informação sólida sobre o que será vendido no Brasil, mas arrisco dizer que veremos a coleção quase completa dos Lakers e dos Nets por aqui. Além de itens dos Celtics, Warriors, Clippers, Heat (incluindo a City Edition), Bucks e Pelicans. Em geral, quão melhor e mais popular o time, maior é a probabilidade de encontrarmos a camisa no Brasil. Na gestão da Nike a oferta está cada vez mais diversificada. Até times menos populares como Phoenix Suns e Minnesota Timberwolves tiveram suas camisas à venda por aqui.
Outro fator que devemos considerar é a nova gestão do Grupo SBF, proprietário da Centauro, nova controladora da Nike do Brasil. É possível que ela mexa, pra pior ou pra melhor, na diversificação dos produtos. Então pode ter Atlanta Hawks? Sim. Pode ter OKC Thunder? Sim. Pode San Antonio Spurs? Sim. Mas ainda é cedo pra apostar nessas camisas.
Onde procurar pelas camisas?
Obviamente, a Loja NBA e o site brasileiro da Nike são os melhores canais de compra de produtos atuais. É onde encontramos maior variedade de produtos e tamanhos. Ainda assim indico uqe sempre visitem outros sites, especialmente para comparar preços. Enquanto as camisas 2021 não chegam, ficamos com o pouco que sobrou da coleção 2020.
Vou deixar aqui uma lista com as melhores lojas virtuais para você comprar camisas da NBA originais no Brasil:
Camisas da NBA seguirá acompanhando de perto e informará ao primeiro sinal de uma data para a chegada dos novos uniformes ao Brasil.