A temporada 2001-02 foi repleta de homenagens, inclusive nos uniformes
No dia 11 de setembro de 2001 eu estava na escola assistindo aula de uma disciplina chamada S.O.E. – Serviço de Orientação Educacional – quando meu professor de Geografia apareceu na janela da sala e falou para a professora dava a aula: “bateu outro”. Eu e meus amigos ficamos sem entender nada. A professora desconversou: “aconteceu um acidente com um avião lá nos EUA”. Naquele momento a gente nem fazia ideia de que o maior atentado terrorista da história estava acontecendo. A aula seguiu. Eu só comecei a entender quando cheguei em casa e liguei a televisão. Mas esse texto não é pra falar sobre o meu 11 do 9.

Naquele momento a NBA estava de férias. Passávamos pela off season e a temporada regular só começaria no dia 30 de outubro. Muitas ligas profissionais e universitárias se movimentaram para prestar homenagens às vítimas do ataque terrorista.
A NBA fez uma alteração histórica nos uniformes! Todos os times receberam um patch em suas camisas que tinha a bandeira dos Estados Unidos com uma fita azul, branca e vermelha por trás. Ele foi aplicado na altura do ombro direito dos jogadores e ganhou o nome de “Unity Patch” – o “Patch da Unidade”, numa tradução livre – para representar a união das franquias, jogadores, staff e toda a liga em solidariedade às vítimas.
Preparei uma galeria para você ver a apresentação do patch em diversos uniformes, incluindo nas camisas de aquecimento:
A temporada 2001-02 foi uma das duas nas quais Michael Jordan jogou pelo Washington Wizards, então é muito comum vermos sua imagem nessa franquia associada ao uniforme com o “Unity Patch” aplicado.
Algumas franquias decidiram aplicar o patch também nas suas quadras, como nos exemplos de Houston Rockets e Sacramento Kings:
Exceto nos aniversários de 35, 50 e 75 anos, essa foi a primeira vez que a NBA determinou uma alteração em todos os uniformes da liga. De certa forma, um movimento sem precedentes. Isso só se repetiu após o falecimento do Comissário Emérito David Stern, durante a temporada 2020-21.
Há duas exceções interessantes que eu quero comentar. A primeira é o Miami Heat, que aplicou o patch no lado esquerdo da camisa. Oficialmente nunca explicaram o motivo, mas eu tenho um palpite: Miami já utilizada o logotipo da NBA no lado esquerdo para compensar o desequilíbrio no layout provocado por aquela chama que sai da letra t. Com isso, o “Unity Patch” foi para o lado que sobrou. Seria melhor se fosse ao contrário, mas as camisas já estavam produzidas com o logotipo da NBA no lado esquerdo.
A segunda exceção é o Toronto Raptors que, naquela ocasião, já era o único time canadense da NBA. O patch dessa franquia tinha as duas bandeiras, dos Estados Unidos e do Canadá, lado a lado.
Foi uma temporada tomada por homenagens e solidariedade. Em especial, para os times de Nova Iorque. No primeiro jogo do New Jersey Nets, uma enorme bandeira foi aberta sobre a quadra em uma solenidade pré-jogo.
Muitos membros das organizações de segurança foram homenageados, como nesse jogo dos Wizards. O esporte demonstrou ser um local de reencontro e de energia positiva. Considero que esse patch foi uma forma bonita de marcar visualmente essa temporada e criar as lembranças que compartilhei aqui nesse post.