Association, Icon, Statement, City, Classic e Earned Edition – qual é a característica de cada um?
Quem começou a acompanhar a NBA antes de 2017 conheceu uma organização de uniformes muito simples: o time da casa jogava de branco e o visitante com uniforme colorido. De lá pra cá a quantidade de uniformes aumentou, a nostalgia virou tendência e vimos muitas franquias adicionando roupas em cores atípicas e resgatando camisas clássicas. Neste artigo vou explicar como se dá essa organização.
Como eu ia dizendo, as franquias possuíam, basicamente, os uniformes conhecidos como “Home”, sempre branco, para os jogos como mandante; e “Away”, sempre colorido, usado quando era o visitante. O Los Angeles Lakers era a exceção histórica à regra, pois seu uniforme dos jogos em casa era amarelo, que acabava cumprindo o papel de uma cor mais clara do que o uniforme do seu visitante. A primeira equipe a usar um terceiro uniforme, chamado de “Alternate” (Alternativo) foi o Atlanta Hawks, em 1971. Os uniformes alternativos ficaram mais populares nos anos 90, mas mesmo com as variações de desenhos, uma coisa não mudava: o time da casa jogava de branco e o visitante com uniforme colorido.
Foi em 2017 que a Nike fez sua reestreia como como fornecedora de uniformes para toda a liga – já havia fornecido entre 1997 e 2004, mas apenas para algumas franquias. Muita curiosidade cercava o anúncio das camisas. Além de um uniforme ultra moderno e de ouvir o desejo dos jogadores, a Nike prometia mudanças no desenho das roupas. E foram muitas. Muitas mudanças!
A partir de então, estava quebrado o conceito de uniformes de mandante e visitante. Agora os uniformes se encaixavam em coleções. Existem 6 coleções e cada franquia participa de, pelo menos, 4 coleções. Em termos práticos, cada time da NBA tem de 4 a 6 uniformes que, resumidamente, se dividem assim:

Agora vou apresentar cada coleção e suas principais características.
Association Edition
Todas as franquias possuem um uniforme predominantemente branco. Eles representam a Associação, o que há de mais tradicional na NBA. De certa forma, essa coleção substitui o uniforme do time mandante, mas sem a obrigação de vestí-lo em seus domínios.
Preciso ressaltar que o Los Angeles Lakers – que citei no início do artigo como exceção à regra – também recebeu um uniforme branco.
Em geral, esse uniforme só é alterado em casos especiais. Por exemplo, quando a identidade visual da franquia é renovada. Isso costuma acontecer quando ela muda de cidade ou é comprada por algum novo bilionário.
Icon Edition
Nesse uniforme as franquias vestem a cor que melhor as identifica. As camisas mais famosas da NBA são reproduzidas aqui. Essa coleção tem a maioria dos uniformes que eram chamados de uniforme de visitante.
Todas os times possuem um Icon Edition e, assim como os Association, só são alterados em casos especiais. Costumam ficar ativos por muitas temporadas.
Statement Edition
Nessa coleção, os uniformes passam uma mensagem forte, um “Statement”. Em geral, são usados logotipos e cores alternativas, mas que fazem parte dos manuais de comunicação típica de cada franquia. É um uniforme comparável ao antigo Alternativo.
Todas as franquias possuem esse uniforme. Ele precisa ficar ativo por, pelo menos, duas temporadas.
A partir da temporada 2020-21, todos os Statement Edition passaram a ser assinados pela Jordan Brand, marca do Michael Jordan que pertence à Nike. Na prática é o mesmo uniforme, com mesmo preço, qualidade e acabamento. A assinatura do “Jumpman” é uma forma de expor melhor a marca.
City Edition
Aqui a criatividade manda. Os uniformes da coleção City Edition costumam chamar atenção dos torcedores porque ficam, visualmente, menos “amarrados” à forma que a franquia historicamente se apresenta.
Eles fazem referências ao local que a franquia se instalou. Pode ser um ponto turístico, uma pessoa notável, um feriado, um episódio histórico, um artista ou qualquer aspecto cultural… as opções são quase infinitas. O importante é homenagear sua cidade ou estado.
O Los Angeles Lakers usa a coleção City Edition para homenagear grandes jogadores do passado. Segundo a própria franquia, esses atletas ajudaram a tornar Los Angeles uma cidade mundialmente conhecida, daí a conexão com os City Edition. Um belo contorcionismo. Gostei.
Todas as franquias recebem este uniforme. A única exceção histórica foi o Memphis Grizzlies na temporada 2019-20. Esse uniforme pode ser modificado a cada temporada.
Classic Edition
Essa é a coleção que resgata memórias. A cada temporada, algumas franquias são escolhidas para receber um uniforme dessa coleção. Seja por uma conquista importante, um jogador marcante ou mesmo pela beleza da camisa. Todo mundo tem saudade de algum uniforme…
Em geral, são escolhidos times que estão fazendo aniversário múltiplo de 10 ou de 5, porque fica mais bonita a comemoração. A temporada 2019-20 teve 13, o maior número de uniformes clássicos ativos simultaneamente. A temporada 2020-21 tem apenas 5, o menor número da história.
Os Classic Edition só ficam ativo por uma temporada. Embora não seja comum, uma franquia pode receber uniformes Classic Edition em temporadas subsequentes, mas eles serão diferentes.
Earned Edition
A sexta coleção de uniformes estreou na temporada 2018-19, um ano após o início da gestão da Nike. O Earned Edition é um uniforme extra entregue como prêmio as 16 franquias que se classificaram para os playoffs da temporada anterior. Daí vem o nome, um uniforme que foi conquistado.
Os Earned Edition não costumam ter nenhuma grande história por trás. A maioria dos uniformes são variações de cor do Statement ou City Edition. Mesmo quando fogem dessa configuração, não costumamos ver nada muito inovador.
O uniforme Earned Edition que teve mais exposição foi o do Toronto Raptors na temporada 2018-19, que o vestiu até nas finais da NBA.
Na temporada 2019-20 essa coleção foi transformada em um conjunto de peças “fora de quadra”, como agasalhos, calças e roupas de aquecimento. Em 2020-21 voltaram a ser roupas de jogo.
Curiosidade
Os uniformes da NBA demoram, em média, 2 anos para serem criados. É o tempo entre briefing, concepção, revisões, aprovação, produção etc. Os Earned Edition são desenvolvidos antes de conhecermos os times classificados. Portanto, todos os times têm um uniforme desta coleção, mas apenas os 16 classificados seguem para a produção.
Como são escolhidos os uniformes de cada jogo?
Após o seu lançamento, qualquer uniforme pode ser usado em qualquer jogo, independentemente do local ou da data da partida. A Nike costuma orientar a estreia dos uniformes City Edition para dezembro, assim aproveita o aumento de vendas provocado pelas festas de final de ano. Mas isso é uma recomendação, não uma regra.
O time da casa tem preferência e escolhe qual uniforme vai usar. Cabe ao visitante escolher o seu com base em parâmetros técnicos, como contraste e acessibilidade para pessoas com dificuldades de visão. Por exemplo: se o mandante vai jogar de azul escuro, o visitante não pode escolher um uniforme preto.
Por um lado, há quem diga que há excesso de uniformes e isso enfraqueceu a identidade das franquias. Por outro, isso inegavelmente abriu possibilidades comerciais, de experimentação e adequação a diferentes públicos. Particularmente, gosto muito do atual cenário! E você, o que acha? Quero ler a sua opinião!
4 comments
Simplesmente sensacional o site e todos os artigos.
Parabéns!
Muito obrigado pela visita e pelo elogio, João! Volte sempre! 🙂
Ótima matéria! Uma dúvida! O lakers já tem uniforme branco antes da nike! Mas antes ele era “alternativo” e hj é “home”, teoricamente?!
Exatamente isso. Quando o uniforme branco surgiu, era usado apenas em casa, apenas aos domingos. Foi um padrão que o próprio LA Lakers criou. Hoje ele é usado tanto em casa, quanto fora, como os demais Association brancos.